Debate sobre o Mundo do Trabalho marca início dos cursos do Planteq

84

O Sindicato dos Bancários do Ceará, através da Secretaria de Formação, realizou na última quarta-feira, dia 31/10, a aula inaugural dos Cursos de Qualificação Social e Profissional promovidos pela entidade, com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O público-alvo dos cursos são jovens em busca do primeiro emprego, pessoas desempregadas, dentre outros.


O secretário de Formação, Leirton Leite, destacou a importância das parcerias (Dieese, Fetamce, CUT, Casa Brasil, Instituto Negra do Ceará, Encine e UFC) para a realização dos cursos. “Este ano o projeto, que já está na sua nona edição, tem uma visão mais voltada para a sociedade e essas parcerias são fundamentais”, disse.


O professor da UFC, Osmar de Sá, proferiu a palestra “Transformações do Mundo do Trabalho: desafios e perspectivas”. Segundo ele, o mundo do trabalho passou por uma grave crise. Inicialmente, o trabalho artesanal que era realizado valorizava o talento pessoal de cada um e o trabalhador era muito mais importante, porque detinha o conhecimento. Hoje, o mundo do trabalho mudou consideravelmente.


O professor Osmar falou ainda da importância da capacitação dos jovens. “O ensino superior não é mais prioridade e sim, o trabalho”, afirmou.


Este ano serão oferecidos os seguintes cursos: Inglês Básico, Informática Básica e Informática Avançada. Todos com carga horária de 200h/aula e ao final, cada aluno receberá diploma concedido pela UFC como curso de extensão.