Debate sobre pré-sal na Assembléia Legislativa destaca a distribuição de recursos

56

Proposto pelo Deputado Nelson Martins (PT/CE), aconteceu na Assembléia Legislativa do Ceará, na sexta-feira, dia 20/11, um debate sobre o pré-sal e a legislação concernente ao tema. Na ocasião, o presidente da Petrobrás Sérgio Gabrielle fez uma ampla explanação sobre a Petrobrás e o novo Marco Regulatório do Pré-Sal.


O debate, que ocorreu no Plenário 13 de Maio, contou com a presença do governador Cid Gomes, do presidente da Petrobrás, Sérgio Gabrielle e do Senador Inácio Arruda (PCdoB) e o presidente da CUT/CE, Jerônimo Nascimento. A palestra ressaltou, dentre outras coisas, o plano de negócios da Petrobrás entre 2009-2013 e as grandes oportunidades no Estado do Ceará, que tem projetos como a Refinaria Premium II, as Térmicas a Gás Natural e a Usina de Biodiesel de Quixadá.


O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli de Azevedo, ressaltou, que o risco exploratório no pré-sal é mínimo e que, por isso, permite a implantação do modelo de partilha de produção. Conforme ressaltou, a Petrobras perfurou abaixo da camada de sal 31 poços, com taxa de sucesso de 87%. Na Bacia de Santos, a Petrobras teve taxa de sucesso em 100% 13 poços perfurados.


Segundo Gabrielli, a nova área do pré-sal, que se estende do norte de Santa Catarina ao sul do Espírito Santo, trata-se de uma região de baixo risco exploratório. De acordo com ele, como o sucesso na exploração dos poços é de, no mínimo, 87 %, sugeriu a necessidade de se criar um novo marco regulatório para a extração do petróleo nessas áreas. Diferente das concessões em exploração, essas áreas possuem alta prospectividade.


O deputado Nelson Martins destacou que os recursos advindos da produção e exploração do pré-sal devem ser utilizados para resgatar uma dívida social histórica do País e garantir o fortalecimento da Petrobras. O parlamentar defendeu a criação do Comitê de Defesa do Pré-sal do Ceará.

REFINARIA DO CEARÁ – Gabrielli também ressaltou que a refinaria do Ceará está dentro do cronograma de execução. Embora a palestra tivesse como tema o pré-sal, a implantação da refinaria Premium II mereceu destaque na fala de Gabrielli. De acordo com o presidente da Petrobras, a primeira etapa de implantação da refinaria deve ser iniciada em dezembro de 2013. A segunda está prevista para 2015.