Definidas melhorias no RH 184, mas reestruturação preocupa com anúncio de PDV

56


A primeira mesa permanente entre empregados e a Caixa Econômica Federal este ano, dia 24/1, em Brasília, trouxe alguns avanços em relação aos critérios de descomissionamentos. Foi acatada a proposta formulada no Grupo de Trabalho paritário que prevê melhorias como o asseguramento do pagamento da função por 60 dias e a eliminação da possibilidade de aplicar a dispensa na instauração da análise preliminar. Os empregados, porém, vão continuar pressionando o banco a rever a versão recente do RH 184, que prevê a suspensão de funções sem critérios e outras arbitrariedades.


Desmonte – Na mesa, os debates sobre reestruturação, verticalização, agências digitais e deficitárias e rede de operações deixaram claro que o modelo de gestão adotado pela direção da Caixa visa reduzir cada vez mais o papel social do banco. A CEE/Caixa cobrou posicionamento da empresa em relação às notícias veiculadas pela imprensa sobre fechamento de agências e desligamentos de cerca de 10 mil trabalhadores.


Os representantes do banco confirmaram que o Conselho Diretor aprovou proposta de Programa de Demissão Voluntária (PDV), que se encontra no Ministério da Fazenda, mas sem previsão de sua implantação, pois depende da autorização dos órgãos controladores. Uma coisa é certa: segundo os interlocutores da Caixa, não haverá reposição dos empregados que saíram do banco no último PAA e nem tampouco daqueles que aderirem ao PDV. A orientação da direção da empresa é enxugar o quadro de pessoal.


PLR – Sobre a antecipação da segunda parcela da PLR, a empresa alegou que o atendimento dessa reivindicação depende da divulgação dos resultados do banco. A Caixa informou também na mesa, que a partir de 1º/2 retomará o reembolso de procedimentos odontológicos. A CEE/Caixa pediu 180 dias para fazer uma pesquisa com avaliadores de penhor sobre as condições de trabalho. O banco alegou prazo longo e que daria o adicional por mais seis meses, mas após pressão, recuou e estendeu por 90 dias.