Definidas premissas para negociar PCCS

55

A Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB) da Contraf-CUT discutiu, em reunião realizada nos dias 17 e 18/11, em Brasília, critérios e princípios para a implantação do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS), além dos outros assuntos importantes como a terceirização, mesas temáticas e questões de negociação permanente. O próximo passo é apresentar as premissas de negociação do PCCS para a categoria em todo o Brasil. Depois dos ajustes, os tópicos serão discutidos nas negociações com o banco.


Os empregados querem que o BB garanta a valorização do funcionário e dê possibilidades de crescimento ao longo da vida profissional. “O texto acerca do PCCS que formulamos na reunião e que ainda deverá ser ajustado será debatido com os bancários de todo o Brasil e discutido durante a plenária ainda neste ano com os dirigentes dos sindicatos”, reforça Marcel Barros, secretário-geral da Contraf-CUT e coordenador da Comissão de Empresa do BB.


Para o presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, Carlos Eduardo, “o PCCS é a pauta principal dos funcionários do BB para conquistar jornada de seis horas para os comissionados, melhorar a curva salarial e ter o fim da lateralidade”.

TERCEIRIZAÇÃO – Os critérios de contratação de funcionários não concursados no banco foram discutidos na reunião da CEBB. A Comissão exigirá do banco que só sejam admitidos terceirizados nos cargos de apoio, nas seguintes funções: vigilância, asseio, conservação, telefonia e assessoria.

CRITÉRIOS PARA PCCS – O banco se comprometeu na campanha salarial deste ano a implementar um plano até 30 de junho de 2010. Os principais critérios que precisam compor o PCCS devem contemplar:


• Valorização no PCS da antiguidade e do mérito considerando a incorporação das comissões;


• Adoção da jornada de 6 horas para todos os funcionários;


• Adoção de normas definidas para analisar, avaliar e classificar os cargos comissionados;


• Metodologia mais transparente para encarreiramento e garantia de seu cumprimento; – Promoção da progressão horizontal e vertical.

SAÚDE E PREVIDÊNCIA – Nas mesas temáticas de saúde e previdência serão discutidos os seguintes temas com os representantes do banco.


• Saúde: Sesmt; licença saúde – remuneração na licença saúde; perícia do INSS; comitê de ética; assédio moral.


• Previdência: voto de minerva; benefício do risco do plano 2 e resgate da parte patronal.