Delegados sindicais debatem campanha salarial e condições de trabalho

73

Os delegados sindicais do Banco do Brasil estiveram reunidos na última quarta-feira, dia 2/7, na sede do Sindicato, para debater a mobilização da campanha salarial 2008. Coordenaram os trabalhos durante a reunião os diretores do Sindicato e funcionários do BB, Ana Ximenes, Leirton Leite e Henrique Ellery.


Na ocasião foram discutidos também temas como condições de trabalho, terceirização, assédio moral, entre outros.


De início, a diretora Ana Ximenes falou sobre os direitos e atribuições do delegado sindical. “O delegado sindical tem papel fundamental para estabelecer, manter e desenvolver contato permanente entre os bancários e o Sindicato, informando sobre os principais direitos do trabalhador e as irregularidades nos locais de trabalho”, ressaltou ela.


Durante toda a reunião, os delegados fizeram denúncias, tiraram dúvidas e apresentaram sugestões para a condução do trabalho do Sindicato junto às agências do BB. “É para resolver essas questões do funcionalismo que estamos aqui realizando esses fóruns e nós do Sindicato esperamos que eles sejam ampliados”, afirmou o diretor Leirton Leite. Para Henrique Ellery também é importante criar essa cultura de debate. “É importante fortalecermos essas reuniões e que nós as façamos constantemente para ouvir o funcionalismo e saber o pensamento da base”, conclui.


O Sindicato dos Bancários do Ceará vem, historicamente, garantindo a participação democrática da sua base e entende a organização e a consciência política como instrumentos de lutas e conquistas. No Ceará existem hoje 84 delegados sindicais, sendo 30 na Fortaleza e Região Metropolitana. A próxima reunião acontece na quarta-feira, dia 16/7, às 19h, na sede do Sindicato.