Delegados sindicais: Inscrições vão até o dia 14/5

20

Os empregados dos bancos públicos no Ceará (BB, BNB e CEF) associados ao Sindicato dos Bancários poderão se inscrever para a eleição dos delegados sindicais até o dia 14/5. As eleições serão nos dias 24 e 25/5 e os delegados, eleitos para o mandato de um ano, deverão tomar posse no dia 31/5.


A ficha de inscrição estará disponível na Secretaria de Ação Sindical, na sede do Sindicato ou, a partir de segunda-feira, 30/4, no site www.bancariosce.org.br. Para se inscrever é preciso que o bancário imprima a ficha e a envie preenchida para o fax (85) 3226-9194 ou pelos Correios para a rua 24 de Maio, 1289 – Centro, CEP 60020-001, em atenção à Secretaria de Ação Sindical do Sindicato dos Bancários.


As unidades da Caixa Econômica que tiverem até 100 empregados terão direito a eleger um delegado. Tendo de 101 a 200, elegerão dois; de 201 a 300, três; de 301 a 400, quatro; e acima de 401, cinco. As unidades do Banco do Brasil com até 50 funcionários poderão eleger um representante; tendo de 51 a 100, poderão eleger 2; de 101 a 200, três; acima de 200, quatro e mais um para cada grupo de 80 funcionários. Nas unidades do Banco do Nordeste, será eleito um representante para cada grupo de até 50 empregados.


A função do delegado sindical é estabelecer, manter e desenvolver contato permanente entre a base e o Sindicato, para que a luta pelos direitos e conquistas dos empregados seja efetivada. Para isso, é importante que haja ampla participação nas eleições em todas as unidades, garantindo legitimidade ao processo eleitoral.


O Sindicato dos Bancários, historicamente, tem por princípio garantir a participação democrática da sua base e entende a organização e a consciência política como um instrumento de luta e conquistas. Vivemos hoje um novo tempo, sob a liderança de um governo democrático. Mas nenhum governo concede nada de graça, os trabalhadores têm que se mobilizar por seus direitos.

ATRIBUIÇÕES E DIREITOS DO DELEGADO SINDICAL

• Apoiar e integrar a luta dos trabalhadores;

• Representar o Sindicato junto a base e os companheiros junto ao Sindicato, criando uma ponte entre os bancários e a entidade;

• Auxiliar nas atividades do Sindicato;

• Encaminhar as resoluções aprovadas nos fóruns sindicais;

• Responsabilizar-se pela divulgação das publicações e ações do Sindicato;

• Discutir com a diretoria do Sindicato as questões relacionadas com o exercício das suas funções;

• Participar de todos os fóruns e instâncias que discutam e organizem as reivindicações dos trabalhadores.