Deputado Guimarães coordena Frente Parlamentar pela Redução da Jornada de Trabalho

53

Ainda nas comemorações do Dia do Trabalhador, os trabalhadores brasileiros ganharam importante reforço em uma de suas principais lutas. O deputado José Guimarães (PT-CE) criou na Câmara dos Deputados a Frente Parlamentar pela Redução da Jornada de Trabalho sem Redução Salarial. O petista conseguiu recolher 220 assinaturas dos deputados, número superior ao necessário para formalizar seu pedido de criação do novo colegiado na Casa.


De acordo com o parlamentar, as entidades representativas dos trabalhadores, especialmente as Centrais Sindicais, são os parceiros mais estratégicos no trabalho da Frente. “Agora temos um espaço importante para ampliarmos as discussões acerca da PEC 393/01, do ex-deputado e hoje senador Inácio Arruda”, afirmou.


A PEC 393/01, que, entre outras medidas, prevê a redução de 44 horas para 40 horas a jornada de trabalho semanal no primeiro ano, e para 35 horas dois anos depois, já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara. Nos últimos meses, várias entidades de classe vêm desenvolvendo campanhas para divulgar a proposta e obter apoio popular, o que pode viabilizar sua aprovação pelo Congresso Nacional. “A Frente Parlamentar é uma grande contribuição nesse processo”, acredita Guimarães.


“Com a aprovação de alterações na legislação trabalhista, no sentido de flexibilizar as conquistas dos trabalhadores, a campanha pela redução da jornada de trabalho ganha dois poderosos argumentos: o combate ao desemprego e a redução de danos à saúde do trabalhador”, afirmou o deputado.


Guimarães cita uma pesquisa divulgada recentemente pelo Governo de Barcelona, que acompanhou quase três mil pessoas de diversas profissões e classes sociais durante um ano, concluindo que uma jornada de trabalho superior a 40 horas semanais causa danos físicos e emocionais à saúde, como ansiedade, depressão, problemas cardíacos, transtornos hormonais e distúrbios no sono, principalmente em mulheres, que acumulam as funções profissionais e as tarefas de casa.