Deputado João Ananias faz pronunciamento na Câmara em apoio aos bancários

55

“A pauta de reivindicação dos bancários é muito simples. Eles pedem reajuste da ordem de 12,8%, que é a inflação mais um ganho real de 5%, jornada de trabalho de seis horas, contratação de mais profissionais, mais segurança e melhores condições de trabalho”. Estas foram algumas palavras do deputado federal cearense João Ananias (PCdoB) sobre a Campanha Nacional dos Bancários na Tribuna da Câmara Federal. Ele pediu apoio de todos os parlamentares na Campanha desses trabalhadores.


“O Brasil pagou 120 bilhões de reais de juros neste primeiro semestre. Não foi ao povo brasileiro. Pagou ao sistema financeiro. Então, esse lucro exorbitante quer ser dividido com aqueles que constroem a riqueza desses bancos, que são exatamente os bancários”, observou.


João Ananias lembrou que os bancos brasileiros tiveram um lucro de R$ 23 bilhões no primeiro semestre e que isso é o suficiente para atender a proposta dos bancários. “Eles estão propondo coisas plausíveis como fim da rotatividade, auxílio-educação, segurança contra assaltos, previdência complementar para todos os trabalhadores, mais contratações”. Além disso, a categoria reivindica isonomia de tratamento, que é objeto do Projeto de Lei de autoria do então deputado e agora Senador Inácio Arruda (PCdoB/CE).