Desrespeito à CCT compromete saúde do trabalhador bancário

66


O adiantamento emergencial de salário em períodos transitórios especiais de afastamento por doença, regido pela Cláusula 65 da Convenção Coletiva de Trabalho 2016/2018 (CCT), e seu desrespeito por parte dos bancos, tem gerado denúncias junto às entidades representativas dos trabalhadores.


Na segunda reunião da Comissão Bipartite de Saúde do Trabalhador, entre representantes do movimento sindical bancário e da Fenaban, realizada em 8/5, o tema de descumprimento da Cláusula 65 foi debatido juntamente com a avaliação do Programa de Controle Médico em Saúde Ocupacional (PCMSO), também prevista na da CCT 2016/2017.


Descumprimento da Cláusula – A Fenaban informou que os bancos estão cumprindo a cláusula, mas a representação dos trabalhadores registrou na mesa que possui documentação suficiente que prova o não cumprimento da cláusula 65. O não encaminhamento do empregado para o exame de retorno ao trabalho é um impeditivo para a utilização da cláusula. A Fenaban apresentou o compromisso de atuar diante da questão junto aos bancos. Sobre PCMSO, os representantes dos trabalhadores entregaram aos banqueiros uma proposta de formulário de avaliação do programa.


A próxima reunião da Comissão Bipartite de Saúde do Trabalhador, marcada para julho, vai dar continuidade da avaliação do PCMSO e irá discutir a causa dos afastamentos do setor bancário.