Dez bancos são notificados por cobrança abusiva de tarifas de clientes

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A Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, notificou dez instituições financeiras por cobrança abusiva de taxas para financiamento de veículos. Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Votorantim, Volkswagem, Gmac, HSBC, Safra, Honda e Santander terão dez dias para prestar esclarecimentos. A medida foi motivada após denúncias dos próprios clientes nos Procons (Institutos de Defesa do Consumidor) estaduais e municipais.


De acordo com o diretor do Departamento de Proteção de Defesa do Consumidor, Amaury Oliva, tornou-se usual a cobrança de taxas, que variam de R$ 30 a R$ 2.500, antes da liberação dos financiamentos. “Existe uma resolução do Banco Central que diz que a tarifa pode ser cobrada de clientes novos, mas as instituições também estão cobrando de quem já tem relacionamento com o banco, de correntistas. Então queremos entender o motivo da cobrança e da discrepância entre os valores”, disse.


Para Oliva, ainda não está claro o motivo que leva o banco a decidir o valor que irá cobrar de cada cliente. “Pedimos que nos expliquem exatamente o porquê da cobrança, os critérios. Queremos saber também quanto cobram e como os consumidores estão sendo informados dessa tarifa. Ainda estamos mapeando tudo isso”, afirmou. A taxa, chamada de ‘Tarifa de Cadastro para abertura de crédito’ chamou a atenção da Secretaria durante reunião de rotina com representantes dos Procons do país, no fim de maio.


Segundo Oliva, os institutos regionais perceberam grande aumento no número de queixas e de dúvidas sobre o tema. A notificação das empresas será acompanhada de uma apuração mais detalhada sobre a quantidade de clientes que se sentiram prejudicados. “Não temos o número total de pessoas que reclamaram desse assunto, nem sabemos se há variações entre os Estados. O pedido de explicações dessas instituições é o primeiro procedimento desta investigação”, explicou.

Outro Lado – Procurados, Bradesco, HSBC e os bancos Volkswagen, Votorantim e Honda informaram, por meio de suas assessorias, que receberam a notificação e que os esclarecimentos solicitados serão dados diretamente ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor dentro do prazo estipulado. Também procurados, Banco do Brasil, Itaú, Safra, Santander e GMAC não responderam.