Dia da Consciência Negra

58

Refletir sobre a importância dos negros na constituição da sociedade brasileira e sobre os desafios enfrentados por eles. Foi com esse propósito que se celebrou, no dia 20/11, o Dia da Consciência Negra, que faz referência também ao assassinato de Zumbi dos Palmares.


A data tenta chamar a atenção da sociedade brasileira para os problemas herdados pela população negra ao longo de uma história de injustiças e preconceitos. No Ceará, um seminário realizado pelo Museu do Ceará, em parceria com movimentos sociais, discutiu herança cultural, festividades, práticas de sociabilidade e resistência, ritmos e musicalidade, além de políticas públicas voltadas para a população negra. O evento tentou desmistificar a lenda de que no Ceará não há negros.


Um dos grandes problemas enfrentados pela população negra é a desigualdade social. Nos bancos, os negros representam uma fatia de apenas 2,4% do quadro funcional em todo o País, enquanto os brancos são 84,1%. A estatística está no relatório social da federação dos bancos (Febraban) referente a 2007.