Dia da Mulher é comemorado com programação especial

72

O Sindicato dos Bancários do Ceará, através do Coletivo de Mulheres Bancárias e Financiárias, realizou no último dia 8/3, Dia Internacional da Mulher uma comemoração especial com café da manhã tropical ao som de violino e a palestra “Razão e Sensibilidade: desafios da mulher na ciranda do caminho”, proferida pela professora Ângela Linhares.


Ela falou principalmente da necessidade de se refletir o significado do “ser mulher”. Ângela ressaltou as dificuldades encontradas no mundo atual: trabalhar, ser dona de casa, mulher e mãe, além da atuação feminina cada vez mais crescente em entidades sociais e sindicais. “Antes da atuação política devemos nos lembrar da nossa dimensão espiritual. Antes de ser sindicalistas, nós somos seres humanos. Unindo uma coisa a outra é que poderemos construir um mundo mais feliz com dignidade e paz”, afirmou.


PROGRAMAÇÃO ESPECIAL – Durante toda a semana, o Sindicato realizou uma série de atividades para comemorar a Semana da Mulher. Na Rádio Bancários, diariamente, foram relatadas histórias de mulheres que marcaram seu tempo em busca de uma sociedade mais justa. Um jornal especial também foi distribuído às mulheres bancárias e financiárias.

COLETIVO DE MULHERES – As bancárias e financiárias ocupam mais de 50% dos postos de trabalho no setor. Refletindo sobre isso, nasceu o Coletivo de Mulheres Bancárias e Financiárias do SEEB/CE, que tem como missão mobilizar essas mulheres a participarem das atividades sindicais e motivá-las a ocupar espaços de poder.


O Coletivo nasceu há um ano atrás, no dia 8/3/2007 e durante o ano refletiu sobre o papel da mulher nos vários segmentos que ela ocupa na sociedade. Uma das ações do Coletivo em 2007 foi o plantio simbólico do mandacaru no jardim do Sindicato, durante a Semana da Árvore, simbolizando a resistência e a preservação do meio ambiente, eixo principal da atuação do Coletivo em 2008.