Dia de luta em defesa da Caixa 100% pública será dia 27/2

60


A Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), que assessora a Contraf-CUT nas negociações com o banco, aprovou a realização do Dia Nacional de Luta em Defesa da Caixa 100% Pública. A mobilização ocorrerá em 27 de fevereiro e faz parte de uma série de ações que o movimento sindical tem realizado em todo o País para mobilizar os empregados e a sociedade contra qualquer tentativa de abertura de capital do banco.


O Sindicato dos Bancários do Ceará está à frente dessa luta e, em parceria com a Apcef/CE, já realizou grande manifestação em defesa da manutenção da Caixa como banco 100% público e contra a abertura de seu capital, no Centro de Fortaleza, no dia 12/1.  Fez um café social para a população, com direito a bolo alusivo à data. No final do ato, os trabalhadores deram um abraço simbólico numa agência dizendo “a Caixa é do povo!”


Ainda nessa linha de defesa da Caixa 100% Pública, o Sindicato promoveu no 22/1, o seminário “Os impactos da abertura de capital da Caixa para os trabalhadores, a sociedade e as políticas públicas”.


Promoção por mérito – Após pressão dos representantes dos trabalhadores na comissão paritária que debate a sistemática de promoção por mérito para 2016, a Caixa Econômica Federal reviu a proposta que havia apresentado na reunião anterior e aceitou fazer um novo debate a partir dos critérios utilizados em 2013. No entanto, o recuo do banco foi parcial, pois continua o impasse sobre a vinculação da promoção ao AV Caixa, um instrumento utilizado para aferir metas. Os critérios da promoção por mérito de 2013 não podem ser desconsiderados. O movimento dos empregados luta pelo aperfeiçoamento das regras. A Caixa entregou cópias de normativos e dados, e novas informações foram requisitadas e deverão ser repassadas até o dia 24/2.