Dia do Bancário será marcado por sessão solene na AL/CE

80

Em 28 de agosto de 1951, o Sindicato dos Bancários de São Paulo realizou uma histórica assembléia que deflagrou uma greve de 69 dias. O movimento foi duramente reprimido pela polícia e, ao final, a categoria conquistou 31% de reajuste salarial, colocou em xeque a então lei de greve do governo Dutra e provocou, posteriormente, a criação do Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Sócio-Econômicos (Dieese). Desde então, o dia 28 de agosto ficou conhecido como o Dia do Bancário.


Para homenagear a categoria, o gabinete do deputado estadual Nelson Martins (PT/CE) realiza uma sessão solene dia na quarta-feira, dia 29/8, às 15h, no Plenário 13 de Maio da Assembléia Legislativa do Ceará (AL/CE).


Na ocasião serão homenageados bancários da ativa e aposentados com entrega de placas. Também será feito o lançamento da cartilha “Violência na Contemporaneidade”, originada da palestra proferida pelo sociólogo e professor da UFC César Barreira. A publicação é do Sindicato dos Bancários do Ceará.