Dia mundial é comemorado com conscientização da sociedade

52

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano.


Desde então no dia 5 de Junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, que chama a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.


Alguns dos principais esforços em relação ao Dia do Meio Ambiente são: mostrar o lado humano das questões ambientais; capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável; promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais; advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.


Este ano o tema do Dia Mundial foi “Seu planeta precisa de você: Unidos contra as mudanças climáticas”. Um apelo para que nações atuem de maneira harmônica para fazer frente às mudanças climáticas, para manejar adequadamente suas florestas e outros recursos naturais e para erradicar a pobreza.


Em 2010, o México foi a sede mundial das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, o que reflete o engajamento dos países da América Latina e Caribe na luta contra as mudanças climáticas e na transição para uma sociedade de baixo carbono.

MOBILIZAÇÕES NO CEARÁ – Este ano as comemorações aconteceram por uma semana em Fortaleza e em mais 57 municípios do interior do Estado. A Semana Nacional do Meio Ambiente foi promovida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam), que teve como enfoque, este ano, a Educação Ambiental e Conservação da Biodiversidade.


A abertura oficial aconteceu no Parque Ecológico do Rio Cocó. Na oportunidade, houve apresentações artísticas e a premiação para as redações escolhidas sobre a temática “Parque do Cocó, o meu vizinho” feitas por alunos de três escolas do entorno da área, entretanto, a programação da Semana Nacional do Meio Ambiente foi bem variada e contou com cursos, palestras, oficinas, passeios ecológicos, atividades esportivas, fóruns, blitz educativas, ações de reflorestamento e distribuição de mudas e cartilhas que ressaltam a questão ambiental. Durante todo o dia no Parque do Cocó houve ainda apresentações de coral e teatro.


Já em São Gonçalo do Amarante, no Litoral Oeste do estado, cerca de mil pessoas participaram de uma “Bicicletada ecológica” em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. O passeio ciclístico percorreu as principais ruas da cidade e teve como objetivo conscientizar a população sobre a conservação e preservação da natureza.


A titular da Semace, Lúcia Teixeira, destacou que a Secretaria está estudando a distribuição de competências entre os 102 profissionais recém-concursados para tratar de questões latentes na área de meio ambiente no Estado do Ceará. “A questão ambiental não pode ficar restrita a festas, recolhimento de lixo na praia e distribuição de mudas, começa em casa, na tomada de consciência, no nosso consumo no dia a dia”, afirmou a gestora ambiental.