DIREITOS GARANTIDOS NA CAMPANHA NACIONAL JÁ ESTÃO SENDO EFETIVADOS

39


José Eduardo Rodrigues Marinho, Presidente em exercício do Sindicato dos Bancários do Ceará


Essa semana estamos aqui para falar da efetivação dos nossos direitos. Nós fechamos, recentemente, nossa campanha salarial dos bancários e estamos colhendo frutos da nossa Convenção e dos nossos acordos aditivos.


No último dia 4 de setembro, nós assinamos a nossa Convenção com a Fenaban e os acordos da Caixa e do BB. No dia 10, assinamos o acordo com a direção do BNB.


O BNB, por exemplo, já está efetivando um dos acordos assinados, sobre teletrabalho pós-pandemia e já instalamos a comissão paritária para debatermos o retorno do funcionalismo do banco ao trabalho presencial. A nossa diretora Carmen Araújo é a representante dos funcionários nessa comissão.


Outros bancos também já estão se manifestando sobre acordos de teletrabalho, como o que foi aprovado em assembleia virtual no Bradesco com mais de 90% dos bancários aprovando a proposta do banco que já foi assinada. O Bradesco foi o primeiro banco que efetivou esse acordo, mas é apenas o pontapé inicial. Nós já estamos negociando com os outros bancos para debatermos também com eles o home office. Nossa expectativa é que, em breve, outros bancos também apresentem suas propostas para essa questão.


Uma das coisas mais importantes nesse momento é o controle da jornada de trabalho. Esse foi um dos motivos pelo qual não conseguimos clausular o teletrabalho na nossa Convenção com a Fenaban, pois muitos bancos tinham alguns problemas em como fazer o registro de jornada. Mas isso foi acordado com o Bradesco, que também se compromete a fornecer equipamentos de trabalho e acompanhar a saúde dos bancários que estão em home office. Criação de grupo de trabalho paritário de acompanhamento e canal de apoio ao bancário que está em teletrabalho. E vamos acompanhar, como sempre, todo esse processo.


Com relação à PLR e programas próprios de remuneração, o prazo para pagamento é até o dia 30/9, mas alguns bancos, a pedido do Sindicato e do Comando Nacional, já estão antecipando o pagamento: o BB pagou dia 11/9, a Caixa dia 14, o Bradesco dia 17. No Santander, um acordo aprovado também virtualmente, garantiu o pagamento para o dia 30 da PLR e de um programa próprio do banco. Além disso, o Itaú paga PLR e PCR dia 21 e o Safra dia 25, com um adicional para os funcionários. As diferenças dos vales e o reajuste devem sair até o final do mês.


Mas, o mais importante dessa campanha, sem dúvida, foi a manutenção de todos os nossos direitos. Num cenário econômico e político que estamos atravessando, com várias categorias tendo seus direitos retirados, a garantia de manutenção dos nossos direitos por mais dois anos é a principal de nossas conquistas.


Enfim, foi uma negociação difícil este ano, por todo o cenário, agravado mais ainda pela pandemia, com os banqueiros querendo mexer em vários direitos, como PLR, 13ª cesta, gratificação, entre outros e, com nossa resistência e mobilização, conseguimos barrar esses retrocessos. É preciso que a categoria entenda que nenhuma dessas conquistas foi dada pelos bancos, mas conquistadas por nós com muita luta, determinação e resistência. É o Sindicato que defende o trabalhador a todo momento, sem descanso. Estamos sempre #NaLutaComVocê.