Divulgadas as orientações para o 34º Conecef

16




A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT), assessorada pela Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), divulgou as orientações para o 34º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef), que será realizado em São Paulo, nos dias 7 e 8 de junho. Os debates terão como eixos Nenhum Direito a Menos, Caixa 100% Pública, Saúde Caixa e Funcef, Saúde e Condições de Trabalho.


Conforme o calendário de organização do evento, a data limite para inscrição de teses é 11 de maio. O prazo para inscrição dos delegados termina em 22 de maio.


O Conecef é um momento importante da organização dos trabalhadores da Caixa, uma vez que discute as questões específicas do dia a dia dos empregados, construindo a partir daí a pauta de reivindicações da mesa permanente com a empresa.


Os critérios de participação também já foram definidos. A proporção é de um delegado para cada 300 bancários da Caixa ou fração maior ou igual a 150, considerada a base estadual, garantindo-se no mínimo dois por estado. Os aposentados têm participação garantida na mesma proporção dos ativos, garantindo-se um mínimo de um por estado. A paridade de gênero será obrigatória. A orientação é para que as entidades respeitem a cota de 50%. As delegações que não atingirem a paridade de homens e mulheres sofrerão cortes. Os observadores corresponderão até 10% da delegação total (ativos e aposentados), devendo ser respeitada também a cota de gênero.


“A conjuntura é de resistência e a nossa luta deve estar focada tanto na defesa da Caixa quanto nos direitos dos empregados”
Áureo Júnior, diretor do Sindicato