Edição de dezembro destaca crescimento do Nordeste

18

A edição 54 da Revista do Brasil, de dezembro, traz como tema de capa a região Nordeste. A reportagem faz um balanço dos resultados econômicos alcançados pela região nos últimos anos. A dinamização da atividade econômica e seus impactos na geração de empregos com carteira assinada e na ampliação, modesta porém estável, do nível de renda e da qualidade de vida. E também investiga a origem do preconceito e da agressividade contra as pessoas naturais dessa região.


A edição traz ainda matéria sobre o avanço da participação dos salários – e portanto dos trabalhadores – na renda nacional e expõe também a criação de novas oportunidades de acesso a universidades públicas e privadas. Antes privilégio dos estudantes de maior poder aquisitivo, o ingresso no ensino superior se tornou realidade para os mais pobres depois das reformulações do Enem, que passou – por isso mesmo – a ser alvo de interesses econômicos privados que foram feridos com essa sutil democratização do vestibular.


No mundo das telecomunicações, depois de 22 anos de espera, o debate sobre a regulação dos sistemas de radio e teledifusão está colocado – e agora também num ambiente de comunicação digital e da convergência de mídias. Capitaneada pelo ministro Franklin Martins, a discussão da qual os grandes proprietários de canais e jornais sempre fugiram foi posta a público em novembro.


A reportagem mostra ainda que regulação e controle social nada têm a ver com censura ou cerceamento de liberdades. A exposição de experiências da América do Norte, Europa e Argentina demonstrou que as política de regulação ampliam a democracia, valorizam a pluralidade e a diversidade de cada realidade nacional.


A febre das compras coletivas pela internet também está na edição: o negócio é bom mesmo, mas é preciso tomar alguns cuidados para não se dar mal. Na entrevista do mês, a graça e a inteligência da atriz Julia Lemmertz. Ela revela que o talento vai muito além do sobrenome. Em Gana, a reportagem descreve traços culturais e históricos que unem o Brasil a esse país africano.


Um resumo de notícias exclusivas que foram destaque na Rede Brasil Atual em novembro, a saudosa experiência dos colégios vocacionais nos 60, a crônica de B. Kucinski e os poderes da alcachofra – no paladar, na economia e no turismo de uma região do interior de São Paulo – e dicas culturais que são um achado também estão da edição de dezembro.