Edição de novembro aborda o perigoso aquecimento global

52

O risco de uma catástrofe ecológica é cada vez mais iminente. Apesar disso, as negociações em torno do combate ao aquecimento global podem fracassar, já que os países ricos se recusam a abandonar suas estratégias de dominação. O tema é capa da edição de novembro (nº 41) da Revista do Brasil abordado no excelente artigo de Bernardo Kucinski e na entrevista com o professor Carlos Nobre, integrante dos órgãos da ONU que tratam das mudanças climáticas.


Outra reportagem mostra que nas últimas décadas a obesidade infantil virou bicho papão, coisa que os pais precisam entender para evitar complicações para o futuro de seus filhos.


A América Latina é retratada na nova realidade de paramilitares de Medellín, Colômbia, que se reintegraram à sociedade plantando flores e reciclando materiais, e nas eleições presidenciais do Uruguai, onde a esquerda, hoje no governo, ganhou com folga o primeiro turno, mas ainda não levou.


Em entrevista exclusiva, o ministro Edson Santos, da Seppir, fala dos avanços das políticas afirmativas e da autoestima em ascensão da população negra.


A edição de novembro da RdB aborda, ainda, a reforma agrária, o vício na internet, a pressão do mercado financeiro para que o Banco Central volte a subir a taxa básica de juros, mostra como a gestão da governadora Yeda Crusius (PSDB) paralisou o Rio Grande do Sul e traz uma viagem ao belo Vale do Paty, na Chapada Diamantina.