Edição do Botequim em agosto será comemorativa ao Dia do Bancário

53


A quinta edição do projeto cultural Botequim dos Bancários, que acontece no dia 30/8, última sexta-feira do mês, a partir das 18h30 até as 2h da madrugada excepcionalmente, na sede do Sindicato, vai comemorar também o Dia do Bancário (dia 28 de agosto). Na ocasião, além da animação e da boa música, já tradicionais nas edições do Botequim, os bancários sindicalizados concorrem ainda a vários prêmios.


No quadro Conversa de Botequim os poetas, Frederico Régis e Antonio Estevam, ambos funcionários do BNB, conversam com o apresentador do Ceará Caboclo, Dilson Pinheiro, sobre literatura, poesia e toda a magia do mundo literário.


Em mais de oitenta poemas, o painel poético do livro Enquanto Somos, do poeta Frederico Régis, apresenta matizes e ritmos variados, propondo ao leitor acurar a percepção das potencialidades e dos tropeços da existência. Com ilustrações de Manuela Guerreiro (educadora Waldorf) e inúmeras referências da literatura cearense contemporânea, este é o terceiro livro do poeta editado e apoiado pelo Banco do Nordeste. Ele lançou ainda os livros Os Países e Minutas do Caos, além de outras obras com pequenas tiragens e participação em outros livros e coletâneas.


A Conversa de Botequim terá ainda a participação do poeta Antônio Estevam, também funcionário do BNB, que falará da sua obra e sua relação de amor  com a literatura.


Em seguida, como atração do Talento Bancário, a cantora Iara Vanessa, empregada da Caixa Econômica Federal, interpreta divas da MPB, com repertório de Elis Regina, Elizeth Cardoso, Beth Carvalho, Vanessa da Mata, Roberta Sá, Marisa Monte, entre outras.


Seguindo a programação, o Balé Folclórico Arte Popular de Fortaleza e o Coral do Sindicato farão apresentações especiais para os bancários.


Ao final, os bancários serão brindados com o show da banda Dona Zefa e, após, o som eletrizante do DJ Guga de Castro, que apresentará o show Farra na Casa Alheia.


A Banda Dona Zefa tem uma sonoridade eclética, tendo em seu repertório os mais variados ritmos e estilos da cultura musical brasileira e até mundial, indo do genuíno forró pé de serra, ciranda, maxixe, carimbó, frevos, até a música clássica. Ritmos como tangos, boleros, choros e sambas também fazem parte dessa mistura erudito-popular. A banda é composta por quatro pernambucanos e um cearense. A banda Dona Zefa propõe uma grande brincadeira com o público, onde todos participam, cantam e dançam nessa salada de ritmos. O Dona Zefa se apresenta às terças e sextas no Bar Arre Égua e às quartas e domingo na Crocobeach.


Já o Projeto Farra na Casa Alheia, do DJ Guga de Castro, se consolidou como um autêntico e democrático espaço da música brasileira e adotou o conceituado Buoni Amici’s Sport Bar como sua casa. O projeto nasceu com um propósito bem simples: difundir os diversos gêneros musicais produzidos no Brasil, como samba, carimbó, guitarradas, gêneros da região Norte, tradição musical nordestina, além de novas experimentações da mais recente safra de artistas brasileiros. O DJ faz ainda incursões em outros estilos musicais, passeando pela World Music como, Black music, soul, disco, funk, hip-hop, afro-beat, dubs, ska, latim music, balkan beats, kuduro, cumbia, dentre outros.


Promoção Vale Conta – Como essa é uma edição comemorativa do Dia do Bancário, os sindicalizados que se inscreverem previamente no site do Sindicato (www.bancariosce.org.br/sorteio.php) concorrerão a 10 vales contas no valor de R$ 100,00 cada, para ser abatido na despesa de cada um dos dez sorteados. As inscrições podem ser feitas até às 14 horas do dia da festa, 30/8.


Sorteios extras – Da mesma forma, quem se cadastrar no site concorre também a duas diárias para um final de semana com acompanhante na Praia das Fontes ou Jericoacoara (roteiro definido pela coordenação do Botequim); uma TV LED 32’’; duas camisas oficiais da Seleção Brasileira (uma feminina e uma masculina). As inscrições podem ser feitas no mesmo endereço do Vale Conta (www.bancariosce.org.br/sorteio.php), também até às 14h do dia 30/8.


Clone – O Sindicato dos Bancários do Ceará oferece desde a 1ª edição do Botequim clone de cerveja, refrigerante, água e whisky. Significa que ao adquirir umas das bebidas mencionadas, o bancário recebe outra grátis.


Estacionamento grátis – No dia do evento, os bancários sindicalizados que chegarem terão acesso gratuito ao estacionamento localizado em frente à sede do Sindicato (Rua 24 de Maio, 1250 – esquina com a Rua Meton de Alencar), até a sua lotação. As vagas serão ocupadas por ordem de chegada e serão disponibilizadas mediante apresentação da carteira de sindicalização.


Bancult – O Sindicato dos Bancários do Ceará continua em busca de talentos para compor a programação do Botequim dos Bancários. Bancários, sindicalizados ou não assim como seus dependentes, que possuem algum talento artístico devem acessar www.bancariosce.org.br/bancult.php e preencher o formulário para inscrever-se no Bancult – um banco de talentos. O Coletivo Cultural do SEEB/CE escolhe quem irá se apresentar em cada edição. “É importante ressaltar que nós não estamos procurando somente profissionais. O bancário que tiver um talento, até mesmo como hobby, e quiser divulgar para os colegas, pode se inscrever que, todos serão oportunamente aproveitados como atração no Botequim”, ressalta Tomaz de Aquino, diretor do Cultura do Sindicato dos Bancários.