Eleições para BB, BNB e CEF acontecem dias 26 e 27/5

60

As eleições para delegados sindicais do Banco do Brasil, Banco do Nordeste do Brasil e Caixa Econômica Federal serão realizadas nos dias 26 e 27/5 (terça e quarta). O Sindicato dos Bancários do Ceará irá disponibilizar urnas itinerantes nas agências, percorrendo todos os locais de trabalho para fazer valer o direito de participação do maior número de bancários neste processo democrático.


O delegado sindical tem como principal atribuição estabelecer, manter e desenvolver contato permanente entre os bancários e o Sindicato, informando os trabalhadores sobre as atividades da entidade e recebendo destes as demandas sobre irregularidades que venham acontecendo nos locais de trabalho. Ele é uma espécie de ponte entre o Sindicato e sua base, levando os anseios e dúvidas da categoria até a entidade que os representa.


“Por isso é de extrema importância a participação de todos nesse processo de escolha dos delegados sindicais. É importante que o bancário eleja o seu representante e que escolha com cuidado o companheiro que ele acredita que vai lhe representar bem junto ao Sindicato”, afirmou o diretor da Secretaria de Ação Sindical, Clécio Morse.


Ele lembra ainda que a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) no Artigo 543 e a Constituição Brasileira no Artigo 8º, inciso VIII, garantem a estabilidade e a irremobilidade do delegado sindical.


A posse dos novos delegados sindicais ocorre no dia 31/5 e o mandato é de um ano (31/5/2009 a 31/5/2010).