Eleitos 194 novos delegados sindicais

54

As eleições para delegados sindicais do Banco do Brasil, Banco do Nordeste do Brasil e Caixa Econômica Federal escolheu 194 novos delegados sindicais da capital e Interior. Numa demonstração de democracia e participação foram eleitos 91 delegados para unidades do Banco do Brasil, 51 para a Caixa Econômica Federal e 52 delegados para representarem os funcionários do Banco do Nordeste do Brasil. As eleições foram realizadas nos dias 26 e 27/5.


O delegado sindical tem como principal atribuição estabelecer, manter e desenvolver contato permanente entre os bancários e o Sindicato, informando os trabalhadores sobre as atividades da entidade e recebendo destes as demandas sobre irregularidades que venham acontecendo nos locais de trabalho. “O delegado sindical é uma espécie de ponte entre o Sindicato e sua base, levando os anseios e dúvidas da categoria até nós, que os representamos”, explicou o diretor do Sindicato, Clécio Morse.


É importante lembrar também que a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) no Artigo 543 e a Constituição Brasileira no Artigo 8º, inciso VIII, garantem a estabilidade e a irremobilidade do delegado sindical.


O mandato dos novos delegados sindicais eleitos compreende o período que vai de 31/5/2009 a 31/5/2010.