Eleitos representantes do Banco do Brasil

22

O Sindicato dos Bancários do Ceará realizou eleições para delegados sindicais do Banco do Brasil nos dias 30 e 31/5, na sua base sindical. A posse aconteceu no dia 17/6 e o mandato será de um ano.


Foram eleitos delegados para o Interior e para a Capital. A posse foi realizada no dia 17, e não dia 1º/6, como havia sido programada, por conta de uma ação judicial que questionava o processo eleitoral, mas foi considerada improcedente pelo juiz Eliude dos Santos Oliveira, da 7ª Vara do Trabalho de Fortaleza.


Para Gustavo Tabatinga, diretor do SEEB/CE e funcionário do BB, “a justiça confirmou a interpretação do Sindicato, sobre a proporcionalidade de vagas constantes no Acordo Coletivo de Trabalho”.


Em sua sentença, o Juiz do Trabalho ressaltou: “em face da liberdade e autonomia sindical, deve cada sindicato resolver os seus problemas nos organismos internos e instâncias legítimas da entidade representativa, seja no embate meramente sindical, político ou mesmo ideológico, jamais através da via judicial, como no presente caso”.


Ainda segundo Gustavo, “os delegados são muito importantes para a representação do Sindicato na base, na medida em que estabelecem um elo direto entre o local de trabalho e a diretoria. Esta organização fortalece a categoria bancária”.

FUNÇÕES – O delegado sindical tem como principal atribuição estabelecer, manter e desenvolver contato permanente entre os bancários e o Sindicato, informando os trabalhadores sobre as atividades da entidade e recebendo destes as demandas sobre irregularidades que venham acontecendo nos locais de trabalho. Ele é uma espécie de ponte entre o Sindicato e sua base, levando os anseios e dúvidas da categoria até a entidade que os representa.