Eleitos representantes do BNB e da CEF

43

O Sindicato dos Bancários do Ceará realizou eleições para delegados sindicais do Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal nos últimos dias 25 e 26/5, na sua base sindical. A posse está marcada para o dia 31/5 e o mandato será de um ano.


Para a Caixa Econômica Federal foram eleitos 19 delegados para o Interior e 14 para a capital. Já os funcionários do Banco do Nordeste do Brasil elegeram 33 delegados para a capital e 24 para o Interior.


“Foi importante a participação do bancário, que elegeu o seu representante junto ao Sindicato”, enfatizou o presidente do Sindicato, Carlos Eduardo Bezerra. Ele lembra ainda que a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) no Artigo 543 e a Constituição Brasileira no Artigo 8º, inciso VIII, garantem a estabilidade e a irremobilidade do delegado sindical.

FUNÇÕES – O delegado sindical tem como principal atribuição estabelecer, manter e desenvolver contato permanente entre os bancários e o Sindicato, informando os trabalhadores sobre as atividades da entidade e recebendo destes as demandas sobre irregularidades que venham acontecendo nos locais de trabalho. Ele é uma espécie de ponte entre o Sindicato e sua base, levando os anseios e dúvidas da categoria até a entidade que os representa.