Em assembleia, bancários do Ceará aprovam minuta de reivindicações da Campanha 2011

57

   

Na terça-feira, dia 9/8, o Sindicato dos Bancários do Ceará realizou assembleia geral da categoria e aprovou por maioria a minuta de pré-acordo de negociação e a minuta de reivindicações da categoria bancaria 2011, ratificando, assim, as propostas já aprovadas pela categoria na 13ª Conferência Nacional dos Bancários, realizada em São Paulo.


Foi aprovada na assembleia a autorização dada à Diretoria de realizar negociações coletivas, celebrar convenção coletiva de trabalho, convenções/acordos coletivos aditivos, bem como convenção/acordos de PLR e, frustradas as negociações, defender-se e/ou instaurar dissídio coletivo de trabalho, bem como delegar poderes para tanto.


Outro ponto da assembleia foi aprovação do desconto a ser feito nos salários dos empregados em razão da contratação a ser realizada, sendo 1%, em única parcela para bancários sindicalizados e 2% para não sindicalizados. Após a assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho, será dado prazo de 10 dias úteis para a oposição ao desconto.


O presidente do SEEB/CE, Carlos Eduardo Bezerra, lembrou que este ano a minuta tem 119 cláusulas, dividida em eixos específicos. “Coroamos nessa assembleia o debate iniciado por todos os bancários há cerca de dois meses, quando nos reunimos em encontro estadual, encontro regional e Conferência Nacional sobre Campanha Salarial. A partir de agora essa pauta unifica a nossa categoria e é nosso maior instrumento de luta contra os banqueiros”, disse.


O diretor do SEEB/CE, Marcos Saraiva, anunciou: “o Sindicato está convocando a partir de agora todas as correntes políticas dentro do movimento sindical bancário a construirem a unidade na categoria. Tenho certeza que quando conclamarmos a mobilização para a paralisação, as assembleias contarão com grande comparecimento dos trabalhadores e com efetiva participação”.