Empregados cobram compromissos em relação ao plano de saúde

58


A representação dos empregados – CEE/Caixa e a Contraf-CUT, reforçaram a exigência de que a Caixa Econômica Federal cumpra dois compromissos assumidos: dar ampla divulgação aos trabalhadores das medidas apresentadas como forma de utilização do superávit do Saúde Caixa e apresentar proposta para a retomada do Adiantamento Assistencial Odontológico.  A negociação aconteceu no dia 18/1.


A questão do superávit do plano de saúde já se arrasta há anos. De acordo com a cláusula 42 do Acordo 2014/2015, 15 de dezembro de 2014 era a data-limite para se apresentar uma solução. O debate, porém, se estendeu durante todo o ano passado, e na campanha salarial a Caixa se recusou a colocar os itens aprovados no ACT 2015/2016. São eles: redução da coparticipação de 20% para 15%, inclusão de remoção por ambulância como novo procedimento e extensão de programas de qualidade de vida aos dependentes e titulares aposentados e pensionistas.


Na campanha salarial, a Caixa limitou-se a renovar a cláusula que prevê o GT sobre o Saúde Caixa, sem fazer qualquer referência aos avanços obtidos durante o ano de 2015. Por isso, por exemplo, ficou mantido o percentual de coparticipação em 20%. É urgente a formulação de um aditivo ao ACT 2015/2016.


Já em relação ao Adiantamento Assistencial Odontológico, foi acertado no fechamento da campanha salarial de 2015 que seria apresentada até 31 de dezembro uma proposta para a retomada, o que ainda não ocorreu. O benefício, suspenso de maneira unilateral no final de abril, garante que, em casos de procedimentos não cobertos pelo plano, o trabalhador da Caixa receba um adiantamento para pagá-lo. A quitação, sem juros, é feita em 10 parcelas.

“A Caixa acabou de completar 155 anos. Temos reforçado a necessidade de que a direção seja mais transparente e aberta ao diálogo. E também que respeite os resultados das negociações com as entidades representativas dos empregados. Acordo coletivo é para ser cumprido. Essa é a principal forma de valorizar a categoria e, assim, fortalecer a Instituição”

Marcos Saraiva, diretor do Sindicato e representante da Fetrafi/NE na CEE/Caixa