Empregados cobram esclarecimentos sobre tabela de reajuste encaminhada por e-mail

73


A Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), que assessora a Contraf-CUT e o Comando Nacional dos Bancários, cobrou esclarecimentos da Caixa Econômica Federal quanto a um e-mail enviado aos trabalhadores com o detalhamento da proposta feita pela Fenaban na quinta rodada de negociação da Campanha 2015. Ofício foi enviado no dia 28/9, ao gerente nacional de Informações Corporativas e Negociações Coletivas (GEING), José Isaac Arantes Freitas, que já se manifestou.


Na última coluna da tabela contida no e-mail, constam índices de reajustes que significam os 5,5% propostos pelos bancos acrescidos de R$ 192,30 mensais. Esse valor refere-se aos R$ 2.500,00 de abono, também oferecido pela Fenaban, divididos por 13. Um exemplo: a referência 201 do PCS teria aumento do vencimento de 14,23%, o que é equivocado.


Na resposta encaminhada, a GEING informou que “o abono não possui caráter de incorporação salarial nos cargos efetivos e no Plano de Funções Gratificadas/Cargos em Comissão, bem como quaisquer reflexos em verbas e vantagens pessoais de qualquer natureza”. No mínimo, a empresa faltou com clareza na mensagem encaminhada aos empregados, pois abono não é salário e não pode ser contabilizado como reajuste. A categoria está questionando e cobramos que a GEING esclareça esse e-mail.


“Mesmo após quatro rodadas de negociação, a Caixa não apresentou nenhum avanço em resposta às reivindicações dos empregados. Nossa resposta é seguir firmes na greve a partir do dia 6”
Marcos Saraiva, diretor do Sindicato e membro da CEE/Caixa