Empregados da Caixa começam organização do 27º Conecef em todo País

45

Vem aí o 27º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef), agendado para os dias 9 e 10/7, em São Paulo. O prazo para a inscrição de teses termina em 10/6, conforme calendário definido pela Contraf/CUT, assessorada pela Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa).


Até o dia 3/7, as federações de bancários devem realizar os encontros estaduais ou regionais para a escolha de seus delegados e observadores. Encerra-se em 4/7 a data para a inscrição das delegações e para o envio à Contraf/CUT (contrafcut@contrafcut.org.br) dos relatórios dos fóruns preparatórios.


Os integrantes da CEE/Caixa – um por federação e um representante da Contraf/CUT – participam do 27º Conecef na condição de delegados natos, e suas inscrições eletrônicas serão feitas pela Contraf/CUT, embora o pagamento da taxa de inscrição esteja sob a responsabilidade de sua entidade de origem. Com direito apenas a voz, os observadores podem ser indicados no limite de até 10% da delegação efetiva.


Para o 27º Conecef, o critério de participação foi estabelecido em um delegado para cada 300 empregados da Caixa na base, ou fração maior ou igual a 150, considerada a base estadual e garantindo-se dois delegados por estado, no mínimo.


Os fóruns preparatórios são de caráter estadual ou regional, sendo que cada delegação fica limitada a 50% do número de participantes nesses fóruns. Fica assegurada ainda a cota de 30% de gênero, conforme critérios estabelecidos pela Central Única dos Trabalhadores (CUT).


A participação dos aposentados fica assegurada na mesma proporção dos empregados da ativa, garantindo-se, no mínimo, um delegado por estado. Tal como ocorreu em anos anteriores, a edição 2011 do Conecef antecede a 13ª Conferência Nacional dos Bancários, de modo a facilitar os debates acerca das especificidades dos empregados da Caixa, durante as negociações da mesa permanente.


Os pontos do temário do 27º Conecef são: organização do movimento, saúde do trabalhador, condições de trabalho, Saúde Caixa, Funcef/Aposentados, segurança bancária, correspondente bancário, jornada de trabalho, Sistema de Ponto Eletrônico (Sipon), conselheiro representante e isonomia de direitos entre novos e antigos empregados, entre outros assuntos.


O 27º Conecef reunirá um total de 406 delegados, entre empregados da ativa e aposentados, além de observadores. O Ceará terá 11 delegados (oito da ativa e três aposentados). As diretrizes para a organização do 27º Conecef foram aprovadas pela Contraf/CUT, assessorada pela CEE/Caixa, ficando definindo o seguinte calendário:

CALENDÁRIO

• Dia 10/6: data-limite para a inscrição de teses.

• Dia 3/7: data-limite para a realização dos congressos, encontros ou assembleias estaduais, os chamados fóruns preparatórios.

• Dia 4/7: data-limite para a entrega das resoluções dos congressos, encontros ou assembleias estaduais. Este também é o prazo para a inscrição das delegações ao 27º Conecef.

• De 9 a 10/7: realização do 27º Conecef.