Empregados da Caixa debatem Balanço da Funcef em 2008

72

Representantes da direção da Funcef, fundo de previdência dos empregados da Caixa Econômica Federal, estão em visita a diversas cidades brasileiras apresentando os resultados da Fundação em 2008. Em Fortaleza, o encontro aconteceu no auditório da Gidur, na agência Pessoa Anta. A apresentação foi feita pelo diretor Antônio Bráulio de Carvalho, com a participação de empregados da ativa, aposentados e pensionistas.


O objetivo do encontro foi mostrar a transparência da gestão e informar os empregados da Caixa sobre a situação de seu fundo de previdência. Os empregados tiveram participação ativa na apresentação e debateram com Bráulio os resultados da Fundação.


Segundo o diretor, a crise teve reflexos no desempenho do fundo de previdência, haja vista que 30% dos ativos da Funcef são em renda variável e a crise se deu exatamente na renda variável. Explicou que não houve perdas, mas o fundo deixou de realizar ganhos, uma vez que a crise interrompeu a trajetória de crescimento do lucro da Funcef.


O déficit da Funcef em 2008 chegou a R$ 2.439.556,00 e, apesar dele, o fundo manteve os ativos com valorização de 1,35%. Finalmente, Antônio Bráulio ressaltou os bons resultados obtidos nos últimos cinco anos.


Os investimentos em 2008, conforme foi mostrado no balanço de 2008 da Funcef, foram 58% em renda fixa, 44% operação com participantes/clube imobiliário e credinâmico, 7% investimentos imobiliários e 1% precatórios.