Empregados da Caixa discutem planos de benefícios da Funcef

63

No último dia 29/11, o Sindicato dos Bancários e a APCEF/CE realizaram dois debates sobre os planos de benefícios da Funcef (um direcionado aos assistidos e outro aos ativos) com a participação do diretor de benefícios do fundo de previdência, Carlos Caser, diretor representante eleito pelos empregados.


Caser informou que a partir do dia 2/01/2008 o processo de saldamento será reaberto por um prazo de 60 dias, com os mesmos critérios do saldamento anterior. Segundo ele, o novo plano é o mais vantajoso dos quatro que hoje existem na Funcef.


“O novo plano foi uma conquista muito grande dos empregados da Caixa porque ele foi construído a partir de um processo negocial num GT tripartite”, disse. O GT foi criado em 2003 para resolver problemas do REG/Replan e do REB. Caser aconselha: “aderir ao novo plano só traz vantagens”.


Carlos Caser salientou ainda que cerca de 14.464 empregados no Brasil e 293 no Ceará não são filiados à Funcef. Ele informou que isso é prejudicial ao próprio empregado, porque ele está perdendo um tempo precioso de contribuição. “A Funcef deve fazer uma campanha em breve para esclarecer estes empregados, mas aqueles que já são filiados também podem fazer este trabalho de convencimento com os colegas de trabalho”, concluiu.