Empregados da Caixa garantem calendário de negociação

63


A Caixa Econômica Federal seguiu a linha apresentada pela Fenaban na 2ª reunião da Campanha Nacional 2018 com o Comando Nacional dos Bancários, na quinta-feira (12/7), e não assinou o pré-acordo que garantiria a ultratividade. A negativa aconteceu na 1ª rodada de negociações da mesa específica da Caixa, realizada dia 13/7, em São Paulo. Entretanto, os empregados conquistaram um calendário de negociações que acompanha as reuniões da Fenaban (veja quadro).


SAÚDE E CONDIÇÕES DE TRABALHO – A CEE–Caixa apresentou as reivindicações específicas dos empregados em relação a Saúde e Condições de Trabalho, resultados das resoluções do 34º Concecef. A CEE-Caixa cobrou ainda a revogação da versão 41 do RH 184, o fim da Gestão de Desempenho de Pessoas (GDP) e do descomissionamento arbitrário. O banco se comprometeu a avaliar as questões.


Os empregados cobraram ainda o ressarcimento dos gastos do CPA 20 dos trabalhadores que são eventuais de gerente e que mantém, segundo a Caixa, sua eventualidade por um período.


Os trabalhadores reivindicaram o fim das discriminações e mais transparência nos processos seletivos internos. A Caixa anunciou uma nova sistemática, da qual irá informar mais detalhes nas próximas mesas. Já para o fortalecimento dos Fóruns Regionais de Condições de Trabalho, a direção da Caixa alegou que está em andamento.


Os empregados protestaram diante da demora para disponibilizar o incentivo à escolaridade em 2018. O banco informou que as bolsas para Pós já estão disponíveis e que as para línguas e graduação devem estar disponíveis até o final agosto. Antes de encerrar, os empregados entregaram um ofício para reiterar a cobrança de mais transparência de Saúde Caixa, com a disponibilização de dados que permitam as entidades entender mais profundamente o plano de saúde.


Calendário de negociação:

Dia 20/7, em Brasília – Saúde e Condições de Trabalho, Caixa 100% Pública e

Nenhum Direito a Menos.

Dia 26/7, em Brasília – Saúde Caixa e Funcef.