Empregados da Caixa retomam debates no GT de Saúde

16

Credenciamento e descredenciamento na rede do Saúde Caixa e eleição do conselho de usuários foram os principais temas da reunião no dia 11/7, do GT de Saúde da Caixa com a direção do banco, com destaque para o debate sobre Cipa e Sipat. Foi retomada com a Caixa a discussão de constituir Cipas e organizar a Sipat de forma mais democrática. O banco sinalizou favoravelmente à demanda dos sindicalistas de que todos os membros das Cipas seja eleitos pelos trabalhadores. O mesmo valeria para as unidades que não atingem o número de funcionários mínimo para a constituição de uma Cipa, nas quais o chamado designado será eleito pelos funcionários. Um ponto que ficou aberto no debate foi a questão das prerrogativas dos designados. Os representantes não manifestaram oposição à garantia de estabilidade no emprego, mas não foi possível chegar a um consenso quanto à inamovibilidade (que impediria o banco de transferir o designado).


Os representantes dos trabalhadores questionaram os problemas de falta de médicos credenciados em várias localidades. A Caixa justifica que se trata de um problema crônico destes locais, que atingiria também outros planos de saúde. Outro ponto trazido pelos sindicalistas foi a falta de transparência nos processos de credenciamento e descredenciamento de profissionais. Sobre o tema, foi retomada a discussão sobre a criação de um comitê de acompanhamento destes processos, composto por trabalhadores. Os sindicalistas se comprometeram a formatar uma proposta detalhada para a criação do comitê.


No caso do Conselho de Usuários, os representantes dos trabalhadores sugeriram a prorrogação do mandato dos atuais conselheiros, que vence no dia 3/12, até o final do ano. O motivo da proposta é fazer com que os novos conselheiros assumam no início de um exercício e o acompanhem até o final. As eleições seriam realizadas nos primeiros dez dias de dezembro, sendo o processo eleitoral deflagrado no final de outubro. A viabilidade jurídica da proposta será verificada e o tema será retomado em reuniões futuras.