Empregados do Ceará participam de debate sobre balanço 2011

62

Diretores e gestores da Funcef estiveram em Fortaleza, no último dia 10/5, para apresentações referentes ao balanço de 2011 da Fundação. A série de apresentações começou no dia 24/4, por Brasília. O encontro local aconteceu na Superintendência Fortaleza, na Aldeota. O objetivo dos encontros é garantir a máxima transparência e difundir a cultura previdenciária entre os participantes – empregados da ativa, aposentados e pensionistas.


Para o diretor do Sindicato dos Bancários do Ceará, Marcos Saraiva, essa apresentação é muito importante, pois é uma conquista dos empregados. “A luta conjunta de todos os que fazem o movimento sindical possibilitou que viéssemos a ter uma maior participação na gestão da nossa Funcef, que é exatamente o direito de escolha da metade da diretoria da Fundação, o que nos possibilita participar das decisões e acompanhar o dia a dia da nossa Fundação através dos nossos eleitos. Além disso, a apresentação do balanço é uma boa ocasião para o associado conhecer a situação da Fundação e dos planos de benefícios e uma oportunidade também para debater os resultados com dirigentes e gestores da Funcef, dando mais transparência na gestão”, avalia.


Os diretores eleitos pelos associados participam do ciclo de apresentações do balanço e dividem a responsabilidade pelas visitas com os outros dirigentes e gestores, que serão feitas em todos os Estados. Os eleitos são Antonio Bráulio de Carvalho (Planejamento e Controladoria), José Carlos Alonso (Benefícios) e Renata Marotta (Administração).


Além de Fortaleza, até agora, o balanço já foi apresentado aos conselhos Diretor e de Administração da Caixa e aos superintendentes regionais durante encontro realizado em Brasília. Os participantes de Porto Alegre, Belo Horizonte e Curitiba também já conferiram os resultados da Fundação.

Resultados – A Funcef fechou o ano com rentabilidade de 10,69%. Apesar de positivo, o índice não atingiu a meta atuarial de 11,91% (INPC + 5.5 % ao ano), devido aos impactos negativos na carteira de renda variável derivados da crise econômica mundial. Grandes investidores institucionais, como é o caso dos fundos de pensão, são diretamente afetados por esse cenário de turbulências. O equilíbrio da maioria dos planos, no entanto, foi mantido em função dos bons resultados de anos anteriores.


A íntegra do Balanço 2011 também está disponível no site da Funcef (www.funcef.com.br) para consulta dos seus mais de 117 mil participantes ativos, aposentados e pensionistas. O documento foi aprovado pelo Conselho Deliberativo, dia 22/3, e apreciado pelo Conselho Fiscal.


A boa gestão permitiu dar continuidade à valorização do patrimônio do fundo, que saltou de R$ 43,78 bilhões, em 2010, para R$ 47,97 bilhões em 2011, um crescimento de 9,57%.