Empregados entregam pauta específica à direção da Caixa

59


Os empregados da Caixa entregaram à direção do banco, no dia 9/8, na sede da Fenaban, a minuta de reivindicações específicas da Campanha Nacional 2016. Os eixos defendidos pelos trabalhadores são: nenhum direito a menos, por condições dignas de trabalho e em defesa da Caixa 100% pública. A primeira negociação está agendada para 17/8 (quarta-feira).


No caso da Funcef, está sendo cobrado que a direção da Caixa cumpra compromisso assumido na Campanha de 2015, de criar um grupo de trabalho para debater e apresentar soluções para questões relativas à fundação. Além de discutir o contencioso, os empregados querem na Funcef a manutenção do Fundo para Revisão de Benefícios e que  a Caixa arque com 100% do déficit causado nas situações em que foi utilizado o voto de Minerva, além do fim desse voto.


Além do respeito aos direitos dos trabalhadores, mais contratações de bancários, também está sendo reivindicado que a pausa de dez minutos a cada 50 trabalhados seja estendida a todos que fazem atendimento ao público, lidam com entrada de dados ou têm movimentos repetitivos e investimento maior da Caixa na Gilog (Gerência de Logística) e demais áreas que dão suporte às unidades. Outra exigência é que toda hora extra feita deve ser paga, com o fim do banco de horas, do descomissionamento arbitrário e da GDP (Gestão de Desempenho Pessoal).


Saúde – Os empregados querem que a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipat) seja organizada conjuntamente pelo Sindicato e a Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Com toda a infraestrutura sendo garantida pela Caixa. Abertura obrigatória de CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), em até 24 horas, para todos os trabalhadores lotados na unidade, nas ocorrências de assalto.


Saúde Caixa – Conselho de Usuários passe a ter caráter consultivo; fortalecimento dos comitês de acompanhamento de rede credenciada, incluindo custeio pela Caixa de despesas com viagens dos integrantes.


“É de insatisfação o clima na Caixa, com a extinção da função de caixa, a sobrecarga para tesoureiros, a tentativa de retirada da insalubridade dos avaliadores de penhor, o desvio de função de técnicos bancários, além da restrição de incorporação de comissão.Tudo isso só deve fortalecer a nossa mobilização durante a campanha. Só a luta te garante!”
Marcos Saraiva, diretor do Sindicato e representante da Fetrafi/NE na CEE/Caixa



PRINCIPAIS REIVINDICAÇÕES DOS EMPREGADOS DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL:


Saúde do Trabalhador – Pausa de dez minutos a cada 50 trabalhados estendida a todos que fazem atendimento ao público, trabalham com entrada de dados ou têm movimentos repetitivos.


Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho) organizada conjuntamente pelo Sindicato e a Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Com toda a infraestrutura sendo garantida pela Caixa.


Abertura obrigatória de CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) no prazo de 24 horas para todos os trabalhadores lotados na unidade, nas ocorrências de assalto.


Saúde Caixa – Alteração do caráter de consultivo para deliberativo do Conselho de Usuários; fortalecimento dos comitês de acompanhamento de rede credenciada, incluindo custeio pela Caixa de despesas com viagens dos integrantes.


Funcef – Manutenção do Fundo para Revisão de Benefícios, com o banco público arcando com 100% do déficit causado nas situações em que foi utilizado o voto de Minerva. Além disso, o fim desse voto. Discussão do contencioso judicial.


Condições de Trabalho – Investimento maior da Caixa da Gilog e demais áreas que dão suporte às unidades. Uma das medidas seria que todos os estados passem a ter setores com essa atribuição.


Para as agências as propostas são: fim do caixa minuto; manutenção da função de caixa; pagamento integral das funções; garantia da substituição para todos os cargos, independentes da causa ou período de afastamento. Revisão do conceito de “agência deficitária”.


Ampliação da cobrança pela imediata reposição, via concurso público, de todos os que saíram por meio do PAA (Plano de Apoio a Aposentadoria).


Outras exigências – Toda hora extra feita deve ser paga, com o fim do banco de horas, do descomissionamento arbitrário e da GDP (Gestão de Desempenho Pessoal).


Reestruturação – Toda e qualquer reestruturação deve ser debatida previamente com a Comissão Executiva dos Empregados (CEE).


Defesa do banco público – Campanha permanente das entidades representativas dos empregados pela manutenção da Caixa 100% pública como instrumento de fomento à economia, implementação de políticas públicas, e agente de regulação e moderação do Sistema Financeiro Nacional.