Empregados fazem Dia Nacional de Luta para protestar contra a reestruturação

50

Por orientação do 26º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef), realizado no período de 28 a 30/5, em São Paulo (SP), os empregados da Caixa Econômica Federal realizam no próximo dia 29/6, um Dia Nacional de Luta contra a Reestruturação de filiais, processo em curso na empresa.


Nessa data, os sindicatos e as entidades associativas de todo o País promovem manifestações para cobrar da direção da Caixa valorização e respeito aos trabalhadores. Isso, aliás, é o que se espera de uma gestão que almeja transformar a Caixa na “melhor empresa para se trabalhar”, como prega o slogan do banco.


O movimento nacional dos empregados avalia que a intransigência e a falta de transparência por parte da empresa levam ao aumento da insegurança entre os trabalhadores das áreas afetadas. Em preparação ao Dia Nacional de Luta contra a Reestruturação, as entidades sindicais e associativas estão sendo orientadas a promover encontros, assembleias ou reuniões em locais de trabalho.


Essas atividades começaram pelo estado de São Paulo. Será no dia 12/6, quando a Apcef/SP e o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região realizaram encontro estadual com os empregados da Caixa afetados pela reestruturação. Em 11/6, porém,os trabalhadores da empresa usaram a cor preta, manifestando-se assim contra a reestruturação imposta pela direção da Caixa.