Empregados recebem promoção por mérito, uma conquista do movimento sindical

48


Os empregados da Caixa Econômica Federal receberam no último dia 20/2 a remuneração por promoção de mérito referente ao exercício de 2012. Mais de 80% dos 93 mil empregados conquistaram entre um e dois deltas, que representam mudanças de nível no Plano de Cargos e Salários (PCS), sendo que cada delta equivale a 2,3% na tabela salarial da carreira administrativa.


“Essa é uma grande conquista da mobilização dos bancários e do processo negocial travado pela Contraf-CUT, federações e sindicatos com o banco. Desde a implantação do PCS em 2008, houve a retomada da avaliação por mérito feita a cada ano, o que possibilita uma evolução e crescimento na carreira dos trabalhadores, independentemente da função de confiança que exerça”, explica Jair Ferreira, coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), que assessora o Comando Nacional nas negociações com o banco.


Todas as regras de avaliação são definidas por uma comissão paritária, formada por representantes dos trabalhadores e a Caixa. Segundo os critérios, não constam no processo de avaliação os trabalhadores que estão no teto da carreira e os que entraram na Caixa nos últimos seis meses.


Na segunda semana de março haverá nova reunião da comissão paritária para avaliar as regras vigentes em 2012 e já estabelecer os critérios para o exercício de 2013.