Empregados reivindicam debate transparente sobre déficit do REG/Replan

54


A Contraf-CUT, assessorada pela Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa), reivindica que os participantes e assistidos do REG/Replan Saldado e Não Saldado sejam devidamente esclarecidos e consultados por meio de plebiscito, sobre qual regra será usada para o equacionamento do déficit do plano.


Para as entidades é fundamental propiciar um debate transparente sobre o saneamento do desequilíbrio financeiro do plano de benefícios, que tem hoje 64 mil participantes, entre ativos, aposentados e pensionistas.


O pedido foi encaminhado no dia 16/12, em documento enviado aos presidentes da Funcef, Carlos Caser, e do Conselho Deliberativo da Fundação, Joaquim Lima de Oliveira. No texto, Contraf-CUT e CEE/Caixa frisam que “o clima de apreensão agravou-se nos últimos dias, depois do anúncio das novas regras quanto à solvência dos planos dos fundos de pensão, aprovadas no dia 25 de novembro pelo Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC)”.


E acrescentam no documento: “Trata-se de uma questão que impacta a vida de mais de 64 mil participantes, entre ativos, aposentados e pensionistas. Por isso, é necessário propiciar aos associados do REG/Replan um debate transparente sobre o saneamento do déficit”.


“É essencial que a Funcef ofereça ampla informação aos participantes e assistidos do REG/Replan, afinal, eles serão responsáveis por pagar metade do valor definido para o equacionamento do déficit”
Marcos Saraiva, diretor do Sindicato e membro da CEE/Caixa