Encontro de novos bancários contribui para formação política

78

A Fetec/NE realizou nos dias 14 e 15/3, em Recife, o I Encontro de Novos Bancários do Nordeste. A atividade contou com a participação de representantes dos diversos sindicatos que compõem a base da FETEC/NE. Na abertura do encontro aconteceu o debate sobre conjuntura política e econômica com o professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Cícero Péricles.


Dando seqüência à programação do Encontro houve uma exposição/debate sobre estrutura e organização do sistema financeiro nacional com a professora doutora da Unicamp, Alejandra Madi. Na ocasião, ela apresentou uma radiografia completa quanto à atuação dos bancos no sistema financeiro. Em seguida, os coordenadores das comissões de empresa do Banco do Brasil, Marcel Barros, da Caixa Econômica, Plínio Pavão e do Banco do Nordeste do Brasil, Tomaz de Aquino, fizeram um resgate histórico das lutas e conquistas promovidas pelo movimento sindical bancário e finalizaram dando informes das movimentações ocorridas nas mesas permanentes de negociação desses respectivos bancos.

A representação do Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB/CE) contou com a participação de novos bancários, contemplando os diversos segmentos da categoria. Para Ribamar Pacheco, vice-presidente da FETEC/NE, “esta atividade pioneira realizada por nossa federação representou uma oportunidade concreta para contribuir com a formação política dos novos bancários do Nordeste. Creio que este objetivo foi plenamente alcançado”.