Encontro discute estratégias jurídicas

89

Dirigentes sindicais e assessores jurídicos estiveram reunidos em São Paulo, no 1º Encontro Jurídico Nacional, dia 26/7, promovido pela Contraf-CUT, que reuniu mais de 70 participantes de todo o País. Entre os principais temas, foram discutidas a necessidade de construção do Ramo Financeiro no estatuto das entidades, as ações judiciais para tratar do enquadramento sindical e dados informes sobre iniciativas de diversas entidades em busca do reconhecimento da representação de diversos segmentos, entre eles os trabalhadores de empresas financeiras e de cooperativas de crédito.

Representando o Sindicato dos Bancários do Ceará, participaram desse encontro o diretor Carlos Eduardo e o assessor jurídico Carlos Chagas.

Direito de greve – Outro tema importante foi a estratégia para contrapor-se à tentativa dos bancos de limitar o direito de greve na campanha salarial, principalmente com interditos proibitórios, uso excessivo da força policial e as tentativas de, na Justiça, censurar materiais de divulgação das entidades.