Encontro Estadual de Bancários elege delegados cearenses à Conferência Regional, em Recife

54

      

O Sindicato dos Bancários do Ceará realizou no último sábado, dia 19/6, o Encontro Estadual dos Bancários de sua base, com 300 participantes. O evento foi aberto aos bancários de bancos públicos e privados no Seara Praia Hotel, em Fortaleza. Na abertura do evento, o presidente do SEEB/CE, Carlos Eduardo Bezerra saudou os presentes agradecendo a participação massiva dos bancários “nesse fórum que representa o comprometimento da categoria com a Campanha Nacional e o grau desse comprometimento vai determinar a nossa força para avançarmos nas conquistas deste ano”, disse.


Na primeira parte do Encontro, houve a exposição sobre conjuntura econômica nacional, pelo professor de economia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Cícero Péricles. Ele destacou que o Brasil vive hoje uma situação privilegiada, pois passou pela crise de 2008 com tranqüilidade e hoje está com a balança comercial “bombando” como se diz.


Lembrou que o teste brasileiro, para saber se realmente temos uma economia sólida, foi a crise de 2008 e o Pais se saiu bem. “Os indicadores brasileiros estavam positivos e o Brasil passou pela crise com tranqüilidade”, disse. Hoje, mais fortalecido é destaque no cenário mundial e deixou de ser devedor para ser credor, embora ainda tenha que combater a dívida interna. O palestrante destacou que a recuperação do poder de compra dos trabalhadores brasileiro é uma realidade.


No segundo momento do Encontro Estadual dos Bancários, no tema Campanha Salarial, o supervisor técnico do DIEESE, Reginaldo Aguiar, falou sobre as campanhas salariais dos trabalhadores de diversas categorias este ano. Segundo sua avaliação, para o ano de 2010 as perspectivas são boas, pois as negociações devem acompanhar o crescimento do País. “As previsões para as negociações do setor bancário são boas, pois temos espaço para avançar”, disse Reginaldo.


Ele lembrou que os setores de comércio e serviços, cujas campanhas foram em janeiro deste ano, as categorias obtiveram ganho real, ou seja, acima da inflação. “Acreditamos que este ano as negociações vão seguir essa linha de avanços, pois todos os indicadores são favoráveis”, finalizou.


Ao final do Encontro, os bancários cearenses elegeram os 36 delegados que irão à Conferência Regional da FETEC/NE, que acontece em meados de julho, na cidade de Recife (PE). Também no encerramento foram feitos sorteios de livros doados ao Sindicato e de duas cortesias do Hotel Ponta Mar, para final de semana com acompanhante.