Entenda o que é tecnologia 3G

138

Foi-se o tempo em que celular servia apenas para fazer e receber ligações. Quando surgiu como uma das maravilhas do mundo moderno, os celulares eram enormes, pesados, com três tipos de bateria: fina (que não durava nada), grossa e pesada (que durava só um pouquinho a mais) e uma outra, “moderníssima”, com uma brilhante função vibracall. Não era possível nem mandar mensagens de texto por ele.


Hoje a realidade é outra. Os aparelhos fazem milhares de coisas, tiram fotos, filmam, armazenam arquivos, tocam músicas e vídeos, entre outros tantos recursos. No momento, a novidade em telefonia celular é a tecnologia 3G e as operadoras brasileiras já começam a explorar esse terreno. Agora, você sabe o que é essa tecnologia e que benefícios ela trará?


A sigla representa a 3ª Geração de celulares. Essas gerações têm impacto na capacidade de transmissão de dados e conexão com redes como, por exemplo, a internet. Para ligações telefônicas via voz, não existe diferença significativa entre as tecnologias 2G e 3G.


Os celulares com a tecnologia 3G já estão disponíveis no mercado. Algumas operadoras já divulgam e oferecem esse serviço em áreas restritas do território nacional. No dia 18/12, a Anatel irá realizar um leilão entre as operadoras que desejam oferecer esse serviço aos clientes. O leilão se faz necessário para que se haja controle das faixas de transmissão de dados. A tecnologia 3G não se restringe apenas aos celulares convencionais. Ela equipa também modems para serem conectados em notebooks através das portas PCMCIA e USB. Os celulares também podem, utilizando um cabo USB ou conexão Bluetooth, servir como modem para notebooks.


O fato de estar conectado à internet em alta velocidade permite que os aparelhos celulares ofereçam uma vasta gama de serviços como: vídeo de boa qualidade; downloads; chamadas telefônicas usando imagem dos interlocutores e jogos on-line com multiplayer. Além disso, pode-se ler e-mails e arquivos como se estivesse em sua casa, utilizando banda larga. Outra vantagem é a possibilidade de vídeo conferência, ou seja, utilizar as câmeras dos celulares para conversar vendo a imagem de seus amigos.


A TV digital também estará presente em celulares com a tecnologia 3G, sendo possível assistir à programação dos canais abertos e, dependendo de políticas tarifárias de operadoras e empresas de TV a cabo, também estarão disponíveis os conteúdos de canais por assinatura.


A tecnologia é extremamente vantajosa, mas a indisponibilidade do serviço em diversas localidades é um problema que usuários podem enfrentar no começo. Outro obstáculo é o preço. Hoje, os preços de conexão banda larga usando 3G são bem mais elevados do que de uma conexão que faz uso da rede de cabos (seja telefônica ou de TV).

Custos – O uso de recursos disponíveis da rede 3G exigirá a cobrança de tarifas diferenciadas. As operadoras que permitem a conexão de internet de alta velocidade cobram, geralmente, por pacotes de volume mensal para tráfego de dados, com tarifas adicionais para megabytes excedentes. Os sites das principais operadoras trazem informações sobre os custos.

ENTENDA MELHOR AS GERAÇÕES DE CELULARES


• 1G (1ª Geração): Com redes analógicas


• 2G (2ª Geração): Redes digitais com velocidade de transmissão de dados a 14,4 Kbps. 2.5G: Segunda geração, que utiliza tecnologias intermediárias com capacidade de transmissão de dados chegando à velocidade de 144 Kbps. Exemplos: GSM, CDMA e TDMA


• 3G (3ª Geração): Redes digitais de alta velocidade – chegando a 2 Mbps. Exemplos: CDMA EVDO, WCDMA e EDGE