Entidades discutem aquisição de moradia

123

Dando continuidade às discussões sobre o Programa Crédito Imobiliário: Operações Coletivas, apresentado pela Caixa Econômica Federal à entidades sindicais e representantes de movimentos sociais, o Sindicato dos Bancários do Ceará participou de reunião na Central Única dos Trabalhadores (CUT) no último dia 04/01. O encontro contou com a participação de cerca de 30 entidades.

Durante a reunião, foi deliberada a criação de uma comissão que irá até o município de Quixadá, a 154 km de Fortaleza, para conhecer de perto a experiência bem-sucedida da cidade que já levantou mais de 200 unidades habitacionais por intermédio do financiamento de casas populares em condições especiais previstos no Programa da Caixa.

Laércio Alencar, diretor do Sindicato e funcionário da Caixa, explicou que o programa visa o financiamento de habitação com recursos do FGTS, para viabilizar o acesso do trabalhador à casa própria. “A prioridade de atendimento são famílias com renda de até cinco salários mínimos, podendo os imóveis serem construídos em lotes isolados ou em conjuntos habitacionais, tanto em zonas urbanas como rurais”, afirmou. Ele esclareceu, ainda, que o Sindicato estará procurando meios de viabilizar um projeto exclusivo para bancários.