Entidades e BNB avaliam ponto eletrônico e proposta de promoções

82

Na reunião de encaminhamentos da última negociação, ocorrida no dia 29/1, a Executiva da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB/Contraf-CUT) com a Superintendência de DH do Banco, foram apresentados encaminhamentos às pendências do encontro anterior. Na ocasião, o Banco apresentou o sistema da empresa IVIA para implantação do Ponto Eletrônico. O grande questionamento das entidades foi com relação ao banco de horas extras. Por sugestão do coordenador da Comissão, Tomaz de Aquino, somente no final de fevereiro, após ouvido o funcionalismo, as regras finais de funcionamento do ponto serão definidas. O objetivo é implantar o sistema no maior número possível de unidades já a partir de março/2008.

Na mesma reunião, foi apresentada a proposta das promoções por merecimento e por tempo de serviço previstas no PCR para implantação retroativa a fevereiro/2008.


Entre os requisitos para concorrer à promoção por merecimento, a proposta prevê que o funcionário esteja incluído no PCR em 31/1/2008 com o mínimo de 730 dias de efetivo trabalho, não ter nota global de avaliação de desempenho inferior a 7 no período avaliativo de abril/dezembro/2007 a abril/2006 a março/2007, não estar cumprindo sanção administrativa no dia 31/1/2008, não estar em litígio com o BNB, quando se tratar de ação iniciada pelo próprio banco, e não ter sido promovido em 2007.


Quanto aos critérios para concorrer às promoções por tempo de serviço, o funcionário deve ter pelo menos 1095 dias no cargo, estar incluído no PCR em 31/1/2008, não estar cumprindo sanção administrativa, não estar em litígio com o BNB, quando se tratar de ação iniciada pelo próprio banco e não ter sido promovido em 2007. No caso de empate, são critérios para esse tipo de promoção, ter o maior tempo de serviço no BNB e maior idade (data de nascimento). A previsão é que cerca de 30% dos funcionários sejam promovidos nas duas modalidades incorporando reajuste de 4% ao salário.


Quanto às pendências da reunião anterior, as entidades receberam uma cópia do Plano de Funções para análise e debate a partir de março/2008. Quanto ao GT para propor melhoria no plano de custeio da Camed, estabeleceu-se a data para o grupo começar a trabalhar, com instalação oficial no dia 3 de março deste ano. Sobre o Relatório do GT Capef deve ser apresentado na próxima reunião de negociação, marcada para o próximo dia 20 de fevereiro, em Maceió (AL).