Entidades indicam voto na Chapa 6 por representar unidade da categoria

51

Os associados da Previ vão às urnas entre 18 e 29/5 para eleger parte da diretoria executiva e dos conselhos deliberativo, fiscal e consultivos do Plano 1 e do Previ Futuro. Seis chapas disputam a eleição. A Contraf-CUT e o Sindicato dos Bancários do Ceará apoiam a Chapa 6 – Unidade na Previ, encabeçada por Marcel Barros, secretário-geral da entidade de abril de 2009 a abril de 2012 e coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB entre 2004 a 2009. Desde 2009, Marcel é também Auditor Sindical no BB por indicação da Contraf-CUT.

Previ Futuro pela primeira vez na gestão – Com a Chapa 6, os associados do Previ Futuro terão pela primeira vez um representante na gestão da fundação. Rafael Zanon, funcionário pós-98, é candidato titular ao Conselho Deliberativo pela Chapa 6 – Unidade na Previ.

Mais poder para os associados – Pelo fim do voto de minerva no Conselho Deliberativo, de forma a equilibrar o poder entre associados e patrocinadora; retorno da Diretoria de Participações aos associados, como definido pelo estatuto negociado em 1997. Em 2002, o interventor nomeado pelo Governo FHC tirou a Diretoria de Participações dos associados e a atribuiu ao banco, que continua até hoje; volta da consulta ao Corpo Social. O interventor nomeado por FHC também tirou esse direito dos associados, como previa o estatuto de 97. Queremos que os associados retomem o direito de dar a palavra final sobre os temas mais relevantes da Previ; fim da Resolução CGPC 26. A Chapa 6 lutará de todas as formas para acabar com essa norma, que permite a retirada de recursos do superávit pelo banco; contra interferências externas na Previ. Eleita, a Chapa 6 atuará sempre em conjunto com sindicatos e entidades do funcionalismo para impedir qualquer ingerência que não de interesse dos associados.

Aproximar cada vez mais a Previ dos associados – Ampliar a assessoria previdenciária, estendendo-a também aos associados do Previ Futuro; criar novos serviços de orientação ao associado, a exemplo do serviço de orientação financeira; criar a Ouvidoria na Previ, para que o participante tenha um canal para recorrer e fazer demandas às diversas instâncias da Previ.

Como votar na eleição da Previ – Os associados da ativa votarão pelos terminais do Sisbb. Os aposentados poderão votar pelo telefone 0800-729-0808 ou pelo site www.previ.com.br, para os quais usarão a senha de seis dígitos utilizada para acessar o Autoatendimento da Previ.

PORQUE VOTAR NA CHAPA 6

“A Chapa 6 representa tanto o funcionalismo do BB como as entidades que trabalham com os funcionários. Nós temos os sindicatos, que representam o interesse maior do funcionalismo, temos a FENABB, que trabalha com todas as AABB’s do País, temos as AFABB’s, que representam os aposentados, e essas entidades juntas vão ter poder de barganha na negociação com a parte patronal, que é o nosso patrocinador, o Banco do Brasil. Temos que nos fortalecer para que possamos fazer uma negociação melhor. A Previ tem hoje o voto de minerva, e com ele, tudo depende da mesa de negociação. O BB usa o voto de minerva quando não há consenso e isso pode prejudicar os nossos associados. Nós entendemos que a unidade de várias entidades é que vai fortalecer esse grupo, para que tenhamos um mandato tranquilo e que dê os resultados que vêm dando até hoje”.
JOSÉ ULISSES – PRESIDENTE DO SEEB/PI E CANDIDATO AO CONSELHO DELIBERATIVO DA PREVI PELA CHAPA 6