Equiparação das comissões do BNB ao BB é tema de assembléia, dia 1°

107

No próximo dia 1° de junho, às 19 horas, o Sindicato dos Bancários do Ceará fará uma assembléia com funcionários do Banco do Nordeste do Brasil, para deliberarem sobre os cálculos a serem feitos na ação de equiparação das comissões do BNB com as do Banco do Brasil. Essa ação foi ajuizada pelo Sindicato em agosto de 1991, com alcance retroativo a outubro de 1988.

No ano de 1991, o BNB fez acordo com as entidades representativas dos funcionários equiparando o Plano de Cargos e Funções do banco ao do Banco do Brasil. Esse acordo foi homologado pelo Superior Tribunal do Trabalho. No entanto, logo após esse acordo, o BB reajustou suas funções comissionadas desequiparando novamente o Plano de Cargos e Funções. O SEEB/CE entrou na justiça pedindo o retorno da equiparação e no final de 2003, o TST deu ganho de causa aos bancários.

De lá para cá, o Sindicato tem encontrado dificuldades para reunir todo os dados que permitam executar a ação. Daí a necessidade se buscar alternativas para a realização do cálculos, o que será feito através da assembléia convocada para 1º de junho.