Estudante cearense morto no Araguaia será sepultado em Fortaleza

59

O Comitê Estadual do PCdoB convida todos os militantes de movimentos sociais para as homenagens organizadas pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República ao jovem estudante cearense Bergson Gurjão Farias, militante do PCdoB que morreu lutando na Guerrilha do Araguaia.


As homenagens acontecem nesta terça-feira, dia 6/10, a partir das 14h, no pátio da Reitoria da UFC. Às 15h, homenagem ao estudante na Concha Acústica e às 17h, sepultamento no Cemitério Parque da Paz.


Bérgson será enterrado no Ceará 37 anos após sua morte. Morto aos 25 anos, o enterro encerra a 28ª Caravana da Anistia no Ceará. O enterro terá honras de Estado. A urna chega a Fortaleza num avião da FAB (Força Aérea Brasileira) no início da tarde de terça-feira e segue em um carro do Corpo de Bombeiros até a UFC, onde Bérgson cursava Química até seu desaparecimento – para só depois ser levada ao túmulo da família.


A ossada de Bérgson foi localizada em 1996, numa escavação feita na região do Araguaia, mas apenas 13 longos anos depois foi confirmada a sua identificação, no início de julho deste ano.