Ex-bancário e sindicalista do Ceará toma posse no Senado Federal

53

Com a democracia consolidada e eleições sistemáticas, o Brasil vai mudando. No ano passado, elegemos a primeira mulher para a Presidência da República, novos governadores, deputados e senadores. Foi a maior renovação do Senado Federal na história do Brasil. Dos 81 senadores, 54 tomaram posse no dia 1º/2 – dentre eles, o bancário e ex-diretor do Sindicato dos Bancários do Ceará, José Pimentel.


Eleito pela vontade de 2.397.851 eleitores, o senador José Pimentel (PT) inicia agora uma nova etapa em sua trajetória política. Chega ao Senado depois de cumprir quatro mandatos na Câmara dos Deputados e ter exercido o cargo de Ministro da Previdência Social, a convite do então presidente Lula.

MANDATO – Durante a posse, o senador Pimentel se comprometeu em honrar cada voto e continuar trabalhando para melhorar a vida das pessoas, com o olhar para o interesse coletivo. “Vamos exercer um mandato que contribua na discussão e aprovação dos projetos que darão continuidade ao desenvolvimento do Brasil com atenção especial para o desenvolvimento regional e o estado do Ceará”, afirmou Pimentel.


Ele disse que vai priorizar as áreas do empreendedorismo, agricultura familiar, educação e desenvolvimento regional. Para isso ele defende as ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em todo o Brasil, em especial no Ceará; a expansão das escolas técnicas federais; as ações do Programa Universidade para Todos (ProUni) e outros investimentos como a construção de casas populares do Programa Minha casa, Minha Vida, a ferrovia transnordestina, a siderúrgica e a refinaria da Petrobras.


Por unanimidade, o Partido dos Trabalhadores decidiu que Pimentel vai assumir o cargo de vice-presidente do Senado Federal no ano de 2012. A senadora Marta Suplicy (PT-SP) representará o Partido na Mesa Diretora nesse primeiro ano para aumentar o espaço de representação da mulher na direção da Casa.


Nesta nova etapa de trabalho, o senador Pimentel congrega a esperança e o desejo dos cearenses na continuidade do processo de mudança do País, iniciado no primeiro governo do presidente Lula, em 2003, e que se consolida com a eleição da presidenta Dilma Rousseff. Ao votar em Pimentel, os cearenses desejam ir além do que já foi feito, elevando a qualidade do Senado Federal e permitindo que o País avance ainda mais. E pela história de vida e trabalho do ex-diretor do Sindicato dos Bancários do Ceará, José Pimentel, os cearenses acertaram em cheio.

QUEM É O SENADOR JOSÉ PIMENTEL


José Pimentel é advogado, bancário aposentado do BB, ex-diretor do SEEB/CE e Senador da República, eleito com 2.397.851 votos das famílias cearenses. Exerceu o cargo de Ministro de Estado da Previdência Social durante o governo do Presidente Lula (2008/2010). Foi eleito deputado federal por quatro mandatos (1995/2011), tendo exercido o cargo de relator-geral do Orçamento Geral da União 2008.

Simples Nacional – Pimentel foi presidente da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa no Congresso Nacional em 2007 e 2008. Liderou a aprovação do Simples Nacional, que beneficia 4,6 milhões de microempresas com redução de impostos e aumento de incentivos. Coordenou a aprovação e a implantação do sistema do Empreendedor Individual, que já retirou mais de 870 mil pessoas da informalidade.

Previdência Social – O trabalho do ministro José Pimentel no Ministério da Previdência foi marcado pela melhoria do atendimento. Além disso, foi iniciado o maior Plano de Expansão da Rede de Agências do INSS.