Ex-bancário lança obra sobre Pedro Álvares Cabral

56


Uma boa dica para quem gosta de História é o livro Pedro Álvares Cabral – o Colombo do Leste, do ex-funcionário do BNB, João Bosco Fernandes Mendes. A obra aborda a história portuguesa e brasileira (focada principalmente nos mitos e histórias que envolvem o episódio do Descobrimento do Brasil) e está sendo lançado pela All Print, editora de São Paulo.


Fruto de muitos anos de trabalho, com pesquisa realizada no Brasil e na Europa, em que são desfeitos muitos tabus e equívocos sobre o assunto, Bosco Mendes analisa por que se criou o mito do Descobrimento ‘Oficial’ do Brasil, que, segundo ele, nunca existiu. Ele questiona ainda por que os autores, ao longo dos séculos, propalaram tantas mentiras sobre o Descobrimento do Brasil por Pedro Álvares Cabral? Por que, na mesma viagem do descobrimento, Cabral ordenou o terrível bombardeio de Calicute, ocasião em que os portugueses queimaram vivos mais de 500 homens (e morreu Pero Vaz de Caminha)?


O autor analisa, em linguagem agradável, essas e outras controvérsias, consultando centenas de documentos e textos da época. É obra de lazer e informação, que interessa a pesquisadores, acadêmicos e aos que simplesmente desejam uma versão criteriosa dos fatos históricos.


A biografia documentada de Cabral mostra ainda o ostracismo em que ele caiu, após o descobrimento do Brasil, com um estudo detalhado de suas causas. A análise de alguns vícios culturais da época, que se enraizaram na cultura brasileira, é relevante para estudos sociológicos do Brasil de hoje. É um trabalho criterioso, que exigiu vários anos e pesquisa exaustiva na Europa.


Serviço:

O livro pode ser adquirido através do site www.allprinteditora.com.br

Email do autor: jbosk@ms.com