Exposição mostra trabalhos do fotojornalismo cearense

53

Para os apreciadores de fotos, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará realiza até o dia 15 de maio a exposição “Fotojornalismo, da promessa do real à autonomia simbólica”. A mostra reúne obras dos profissionais Celso Oliveira, Evandro Teixeira, Juca Martins, Marcel Guatherot e Orlando Brito. A exposição conta com 100 fotografias sobre o trabalho do fotojornalismo, especialmente no período da ditadura militar no Brasil.


As fotos são do acervo particular do colecionador Sílvio Frota e a curadoria é de Paulo Linhares, o fotógrafo Celso Oliveira, a jornalista Isabel Andrade e o historiador Humberto Pinheiro.

ESPAÇO PARA A CULTURA – Com a nova Central Multiuso que a Assembleia Legislativa inaugurou no último dia 15/3, Fortaleza ganhou mais um espaço dedicado à arte e à cultura. Trata-se do Centro Cultural do Parlamento Cearense (CCPC), que traz a mostra sobre o fotojornalismo cearense para estrear o espaço. Os trabalho ficam expostos no quinto andar do novo prédio.


Organizada pelo Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Ceará (Inesp), a exposição apresenta ao público o resultado de reportagens para revistas e jornais brasileiros, oferecendo uma reflexão sobre o fotojornalismo e sua função, principalmente, durante os chamados anos de chumbo no Brasil, período de escassez democrática e tempos de autoritarismo no País.

SERVIÇO:
Exposição “Fotojornalismo, da promessa do real à autonomia simbólica”

Até o dia 15 de maio

Na Assembleia Legislativa do Ceará (Av. Desembargador Moreira, 2807 – Dionísio Torres

Fone: (85) 3277 2500