Exposição no MAUC: 90 anos de Estrigas

52

Prossegue até 18/9, no Museu de Arte da UFC (MAUC), a exposição que marca a abertura das comemorações pelos 90 anos de um dos mais respeitados e talentosos artistas cearenses: Nilo de Brito Firmeza, o Estrigas. Trinta e duas pinturas a óleo, aquarelas e de técnica mista estão sendo mostradas ao público, de 8h às 12h e de 14h às 18h, com entrada gratuita. Divididos por séries – dentre elas, “Humilhados e ofendidos”, “Gestos e atitudes” e “Natureza morta” – as telas foram produzidas entre 2008 e 2009.


Esta não é a primeira vez que o pintor expõe sua obra na UFC. A primeira passagem de Estrigas pelo MAUC ocorreu ainda na década de 1950.


No período que esteve à frente da Associação Cearense de Artes Plásticas, ele conheceu a pintora Nice Firmeza, com quem é casado até hoje. Os dois mantém, desde 1969, no bairro do Mondubim, o Mini-Museu Firmeza, cujo acervo apresenta um panorama das diversas manifestações da arte cearense. Autor de diversos livros, o artista voltou a expor na Universidade mais quatro vezes, tendo recebido, em 2007, a Medalha do Mérito Cultural da UFC.

LIVRO – O livro “A grande arte de Estrigas”, do professor Gilmar de Carvalho, foi lançado, no dia 3/9, como parte das celebrações pela vida e obra do pintor. Amigos de longa data, os dois transpuseram para o papel uma série de entrevistas realizadas entre outubro e novembro 2008, quando Gilmar visitou, semanalmente, aos sábados e domingos, a casa de Estrigas e sua esposa.


Em muitas horas de entrevistas, há histórias sobre a trajetória artística do pintor e seu trabalho como memorialista e agitador cultural. O livro está à venda na livraria Lua Nova (Av. 13 de Maio, 2861, Benfica).

SERVIÇO: MAUC – Av. da Universidade, 2854, Benfica (fone: 85 3366 7481).